quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

TEMA 2013: "QUEM VIVE A COMUNHÃO EXPERIMENTA A ALEGRIA



Essa é a Palavra de Vida escolhida pela presidência da Fazenda da Esperança para seus membros e amigos viverem durante o ano de 2013.

Quem vive a comunhão experimenta alegria! 30 anos de Fazenda da Esperança.

Por padre César dos Santos

2013 é um ano muito especial para nós, que fazemos a Fazenda da Esperança , pois no dia 29 de junho completaremos 30 anos de existência. Nem Nelson, nem Antônio poderiam supor que daquele encontro na saída da festa junina, nasceria uma espiritualidade, um método de recuperação, um estilo de vida, uma comunidade tão grande que hoje abarca mais de 80 Fazendas, mais de 3 mil pessoas vivendo nelas, e muita coisa mais, que somente no Céu vamos poder nos dar conta. De fato 2013 há de ser um ano de ação de graças.

Primeiro porque Deus fez nascer tudo isso – e não temos dúvida de que Ele é a origem e o fim de tudo isso!


Depois por ter nos escolhido para fazer parte desta aventura – e não temos dúvida que esse chamado é uma vocação!

Por fim porque tantos milagres aconteceram nesses 30 anos – e não duvidamos de que é realmente a prova de que Deus está conosco!

Tudo isso é motivo de alegria, de grande alegria. Na verdade, a alegria que sentimos é fruto de uma longa experiência, por termos vivido aquilo que chamamos de “tripé”. Explico melhor. Desde o início, sentimos que Deus nos chamava a partilhar tudo, a colocar em comum tudo. Primeiro viver juntos a Palavra, partilhando as experiências feitas. Isso sempre nos deu alegria. Por causa da Palavra, buscamos trabalhar e colocar em comum os bens materiais, o próprio salário, decidindo junto cada gasto... e por causa da Palavra decidimos também viver juntos, vivendo a comunhão fraterna, através do amor entre nós. E aconteceu que Jesus dessa forma sempre se fez presente e nos trouxe uma grande alegria. Mesmo nas provações mais difíceis, não perdemos a alegria, ao contrário, seguimos em frente.

Por exemplo, logo na primeira semana do ano de 2000, houve um grave acidente envolvendo a Fazenda do Maranhão, resultando na morte de um jovem voluntário e na paraplegia de um interno. Que dor! Mas enfrentamos tudo com coragem.

Ou outra vez, por desconhecimento, deixamos de pagar um imposto, que resultou numa multa muito grande, com risco de prejudicar todas as Fazendas... e que Deus, através do diálogo com o Governo e da Providência Divina, permitiu resolver tudo isso.

E poderíamos relatar muitos fatos... que comprovam que, se vivemos a comunhão, nunca nos faltará alegria e o sentido da existência de uma obra, para que continue na história e siga sendo uma grande família, que já é.

À guisa de conclusão, vou citar uma canção de Vinícius de Moraes.  Ela fala do amor como amor entre duas pessoas; todavia alargando a interpretação, pensando que é o amor “ágape”, isto é, amor divino e fruto da comunhão, sua poesia combina bem com a gente e expressa bem a história da Fazenda .. Aquele “mundo triste e sem cor” é o da droga e a “flor inocente” é a Fazenda da Esperança . O que acham?

“Eu não sei, não sei dizer
Mas de repente essa alegria em mim
Alegria de viver
Que alegria de viver
E de ver tanta luz, tanto azul!
Quem jamais poderia supor
Que de um mundo que era tão triste e sem cor 
Brotaria essa flor inocente
Chegaria esse amor de repente
E o que era somente um vazio sem fim
Se encheria de cores assim

Coração, põe-te a cantar
Canta o poema da primavera em flor
É o amor, o amor chegou 
Chegou enfim...”

(Canção do amor que chegou. Vinicius de Moraes.)


Fonte: Site da Fazenda da Esperança

Nenhum comentário:

Postar um comentário